A regra dos números primos

by - dezembro 20, 2017



Sabe aquela famosa frase: “Não faça com os outros, o que você não quer que seja feito com você”. 

Um autista entende que se ele fizer com as pessoas o que gostaria que fizessem com ele está ótimo. Muitas vezes, por pensar assim ele acaba magoando sem ter a intenção.

Ele é sincero, fala o que pensa e ele gostaria que fossem sinceros com ele também. Mas nem sempre essa sinceridade é vista como algo bom, porque, às vezes, é difícil as pessoas interpretarem que é só uma sinceridade e o autista recebe rótulos. 

“Certa vez no colégio, eu tinha 10 anos, as meninas da minha sala se reuniam para falar mal de outra menina. Eu sabia que não devíamos falar mal dos outros colegas, minha professora falava isso. Então eu me meti e disse que elas não deviam falar mal da menina, mas eu comecei a falar bem alto e logo armou uma confusão e todos ficavam falando ao mesmo tempo. A menina em questão ficou sabendo da história, não sei como e nem o contexto. Mas sei que levei a culpa e estava acontecendo uma gincana entre as salas, e me acusaram de entregar as informações da nossa equipe para a outra equipe, sendo que eu não conhecia ninguém das outras turmas.”

Esses mal entendidos geram muitos pensamentos e uma ansiedade extrema, então, o autista não tem muito que fazer, ele não consegue lidar com todo esse sofrimento e a partir destas experiências é que ele vai se fechando para o mundo. Um mundo que ele faz parte, mas que é incompreensível, onde nada é claro, no qual as regras parecem não funcionar.

E agora minha mente autista pensa: Olha! Igual aos números primos. Existem regras claras, mas mesmo assim eles são difíceis de serem calculados. 😊

Por isso que gosto dos números primos. Os números primos só podem ser divididos por 1 e por eles mesmos, só o 2 que é par, o 5 é o único que termina em 5 e nenhum termina com 0. Parece muito fácil, mas ninguém inventou uma fórmula para descobrir rapidamente se um número muito grande é primo, um computador demoraria séculos para descobrir um numero primo de 500 dígitos. Eles são a base dos algoritmos de segurança que usamos diariamente quando compramos online ou usamos o aplicativo do banco. 



Você pode se interessar

0 comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *